Transforme seu jeans velho em uma bolsa bacana

bolsa jeans
Atire a primeira pedra quem não tem um jeans velho, puído ou que não serve mais guardado no armário. A gente tem mania de guardar, seja para arrumar em um futuro que nunca chega ou na esperança de recuperar a forma física de outrora. Mas peça guardada significa menos espaço no nosso guarda-roupa e energia estagnada na nossa vida. Não rola, né? A solução é passar pra frente, ou então dar outra cara pra peça. Solução mais do que indicada, já que nos permite ter uma peça única e também economizar.

Dito isto, olha que ideia bacana que o pessoal da Restaura Jeans enviou: transformar aquela calça esquecida em uma bolsa linda de viver, que ainda por cima se transforma em carteira. Confesso que não tenho habilidade para operar a máquina de costura e fazer sozinha, mas com esse tutorial fica fácil levar na costureira e ser feliz. Confere aí, e se arriscar transformar o jeans em bolsa não deixa de nos contar! A única transformação que a calça recebeu foi o tingimento em padronagem de renda.

Materiais: Jeans usado (calça, bermuda, saia); Velcro, zíper ou botão; Tecido para forro e laço; Apliques diversos

bolsa jeans1
1 – Você precisará de um retângulo para fazer sua bolsa. Para isso, abra uma das costuras laterais da calça para que pela fique maior. É como se você deixasse o tecido o mais plano possível. Partindo do cós (cintura), corte um retângulo do tamanho desejado para sua bolsa. Você pode começar em 10 cm de altura e aumentar o tamanho até o limite do cavalo da calça. Observe a segunda foto: foi traçado, com um giz de costura, um retângulo de 25 cm por 30 cm, que foi cortado aproveitando os bolsos traseiros, que deram charme à peça. O retângulo precisa estar livre de zíperes e ter suas pontas arredondadas com a tesoura. As pernas do jeans podem ser usadas para o forro e as alças de sua bolsa.

bolsa jeans2
2 – Definido o tamanho para a sua bolsa, costure as bordas em volta de todo o tecido (feche com a costura o fundo e as laterais), exceto na parte superior da bolsa, que servirá de abertura. Pegue as duas pontas inferiores da bolsa (pelo lado avesso) e dobre em forma de triângulo. Depois, costure as extremidades do triângulo com um pontinho por dentro da bolsa. Este truque deixará as pontas arredondadas.

bolsa jeans3
3 – Para fazer o forro da bolsa, você pode usar o mesmo tecido jeans que sobrou das pernas da calça. Utilize o retângulo da bolsa já costurado para medir o tecido que será recortado e servirá de forro. Após recortado, costure-o por dentro da bolsa (no avesso).

bolsa jeans4
4 – Após a aplicação do forro, recorte duas tiras do tecido que sobrou para fazer a alça. Dobre o tecido em dois para que as tiras fiquem reforçadas e costure as suas bordas. Depois de prontas, costure as alças pelo lado interno da bolsa. Você pode fazer do tamanho e tipo que desejar. Aqui foi escolhido o estilo de uma bolsa de mão com alças curtas.

bolsa jeans5
5 – Por último, costure o zíper ou o velcro na parte interna e superior da bolsa para fazer o fecho. Aplique, para dar mais charme, um cinto de tecido e dê um laço.

Lindo, né?

Related Posts with Thumbnails
Categorias deste post: Bolsas, Moda